Mensagem Final
   
   
 

 

 

 

 

 

 


  Na UV 2004, todos os participantes tiveram a possibilidade de dirigir perguntas escritas aos conferencistas e a personalidades que se associaram a esta iniciativa. De entre as perguntas que lhes eram destinadas, os nossos convidados escolhiam duas para dar resposta e para serem publicadas no JUV.

Aqui podem ser consultadas não só as perguntas seleccionadas pelos convidados e as respectivas respostas mas também todas as restantes que não chegaram a ser publicadas.

     
Dr.Carlos Costa Neves
   
Pedro Ferreira
Considera-se Ministro de um Ministério de "segunda" e no qual o investimento é cada vez menor?
Não há Ministérios de primeira e de segunda, mas mesmo que os houvesse a agricultura seria de primeira.
Porque sem agricultura, o território não seria o que é, o País não seria o que é.
Porque sem agricultores não há agricultura.
Porque sem jovens agricultores não há futuro para a agricultura.
E porque sem qualidade de vida não há jovens agricultores.
E importa recordar que o orçamento da UE para a agricultura é 45% do total do seu orçamento (100.000 milhões de euros)
Andreia Aguiar
Sendo os Açores uma Região Ultra-Periférica o que é que o governo em parceria com o Governo Regional está disposto a fazer para que se cortasse o embargo da carne portuguesa, evitando o embargo à carne açoreana? Será que a carne açoreana não poderia ser exportada directamente dos Açores sem ter que passar pelo continente e, por isso, ficar sujeito ao embargo?
Estamos a trabalhar para que o embargo seja anulado ainda este mês. O circuito de exportação de carne é do domínio da economia, não devendo ter interferência do poder público. Mas se o tiver, em casos excepcionais, nos Açores a responsabilidade é das instituições de governo próprio da região.
Amauri Martelo
Será que não há possibilidade, condições, características a nível de solo, para sermos auto-suficientes a nível da agricultura?
Ana Miguel
Quais os desafios que se colocam actualmente como forma de revitalizar a agricultura no nosso País?
António Carmona
Como comenta a crescente terciarização da agricultura em Portugal virando-a para serviços, entre os quais o turismo, em detrimento da produção pura?
António Santos
Sr. Ministro, num país como o nosso, onde os agricultores recebem incentivos para não produzir, qual o futuro dos pequenos agricultores em Portugal?
Carla Costa
Em caso de intempérie que provoque destruição total ou parcial das culturas, aquilo que os agricultores fazem a priori é pedir apoios ao Governo para colmatar os danos, quando os seguros, se existissem, podiam amenizar os prejuízos. Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a este assunto?
Daniel Leite
Do ponto de vista de prioridades, não será melhor incentivar os agricultores para produzirem mais em Portugal, do que gastar elevadas quantias, em importação da mesma agricultura (com qualidade mais baixa)?!
Eduarda Coelho
Qual acredita que será o impacto do alargamento da União Europeia nas quotas de produção dos nossos produtos? Qual a expectativa para esta expansão do Mercado?
Eduardo Ribeiro
Sabendo que a agricultura é um meio de subsistência de auferimento de rendimentos para várias famílias, porque é que se continua com uma política passiva, estagnada no tempo ? Porquê não passar da teoria do prometer, para a realização dos projectos, descer à terra, como Sá Carneiro?
Guilherme Costa
Que medidas tem tomado o Ministro da Agricultura para evitar que os subsídios para a agricultura sejam encaminhados para jipes e casas ao invés de serem aplicados naquilo para que foram realmente destinados?
Helder Batista
Tendo em atenção a heterogeneidade do nosso País e a rica fonte de recurso, não estará associada à fraca produtividade do sector primário a actual estrutura de redistribuição de subsídios? Porque não se promovem subsídios ao produto (unidade produzida)?
Humberto Monteiro
Acha correcto o modelo à prevenção de fogos florestais ? E o porquê de tanto investimento para um insucesso tão grande?
Joana Calado
Na sequência da aprovação em Conselho de Ministros da Agência de Qualidade Alimentar, como vai ser o recrutamento do pessoal? Irão recrutar recém licenciados dando-lhes formação ou irão recrutar pessoas já existentes na função pública?
Joana Calado
Quando vai começar a ser aplicado o novo sistema de subsídio ao tomate de indústria? Quais as principais alterações introduzidas e quais os impactos no sector a curto e médio prazo?
Joana Santos
Qual o plano de Portugal para o investimento na produção de alimentos trangénicos?
João Alexandre
Em Portugal existe o problema do escoamento de produtos agrícolas, muitos produtos vão para o lixo. Será que esses produtos não poderiam ser doados aos países mais pobres?
João Dias Aurélio
Qual a capacidade de aproveitamento por parte de privados em relação ao regadio proveniente de Alqueva?
João Ferreira
Depois de tantos anos de subsídios da União Europeia, que futuro é reservado à Agricultura em Portugal?
Jorge Jacinto
Será que o desempenho da Secretaria de Estado das Florestas não seria superior se estivesse sediado no Centro da Mancha Verde Portuguesa?
José Oliveira
Estamos em condições de ver o embargo à carne bovina levantado?
José Pinto
Ainda acredita que a agricultura é uma actividade com futuro em Portugal?
Luciana das Neves
Que prioridades e quais são as grandes linhas estratégicas para o sector da agricultura em Portugal no actual panorama europeu?
Luis Cané
Quanto tempo é que os distritos do interior vão levar para voltar a ser dignos contribuintes do produto nacional, já que a PAC os impede de voar e ser felizes?
Luis Capão
Qual foi o facto que mais o marcou quando iniciou as novas funções de Ministro da Agricultura?
Luis Mendes
Portugal tem recebido muitos fundos da União Europeia com o objectivo de serem aplicados na área da agricultura para, deste modo, haver um aumento de produtividade nesta área. Eu vivo no Alentejo e vejo e conheço pessoas que utilizaram esses fundos para comprar carros, restaurar e construir montes nas herdades, etc. A minha pergunta é: Será que o nosso país não deve investir mais na criação de entidades fiscalizadoras para alterar esta situação?
Luis Viegas Cardoso
Acredita que há possibilidade de motivar os jovens e fixá-los na agricultura? Quais os grandes factores que podem contribuir para esse facto?
Maria Fernanda Azoia
Os agricultores portugueses estão preparados para evoluir de uma agricultura de quantidade para uma agricultura de qualidade? Qual o caminho a seguir para operar esta mudança na agricultura portuguesa?
Miguel Côrte-Real
Quais são as principais medidas de incentivo que estão a ser tomadas para evitar o êxodo rural?
Miguel Real Mendes
Quais as alterações e consequências para a agricultura portuguesa, do alargamento da Europa a 25?
Nelson Coutinho
Ao longo dos anos foram atribuídos subsídios agrícolas em dinheiro cujo fim foi por vezes duvidoso. Não acha que seria mais correcto o Estado apoiar métodos/tecnologias agrícolas inovadoras em detrimento dos subsídios em dinheiro?
Nuno Félix
De que forma a actual descentralização em curso da Secretaria de Estado da Agricultura simboliza um novo modo de encarar este sector?
Nuno Sousa
Qual o futuro da agricultura em Portugal? Acha que a agricultura pode vir a ser um desígnio de Portugal?
Orlando Leal
Nos últimos anos decorreu o "Boom" da Sociedade de Informação que eliminou as distâncias físicas e aproximou as populações criando o conceito de "Aldeia Global". Como Açoreano, sentiu que este aproximar se faz sentir na sua região autónoma ou ainda temos um longo oceano para atravessar?
Orlando Marrocano
Quais vão ser as medidas que vai implementar para combater o abandono de terras e consequente empobrecimento e desertificação do País?
Paulo Figueiredo
Quais as vantagens, se é que as há, de transferir a Secretaria de Estado da Agricultura para a Golegã?
Pedro Reis Santos
Será que vale a pena ter a preocupação no cumprimento do sistema de quotas de produção previsto para o nosso País, sabendo que existem países que, sistematicamente, os ultrapassam?
Ricardo Lopes
Estando Vossa Excelência com a tutela da investigação agrária e das pescas, considera a fusão do INIA com o IPIMAR no INAP um sucesso?
Rita de Matos Oliveira
Podemos confiar nos produtos agrícolas nacionais que chegam à nossa mesa? O controlo alimentar é uma realidade?
Rita Ferreira Lopes
De que modo se está a promover a agricultura biológica em Portugal?
Rui Reis
Gostava de saber porque é que a lei de atribuição de subsídios aos criadores de gado mudou? Quais as melhorias em relação à anterior?
Sandra Ribeiro
Portugal está condenado a ter um sector agrícola deficitário?
Sara de Sousa Santos
Até que ponto Portugal tem capacidade para modernizar a nossa frota pesqueira com a finalidade de tornar esta actividade mais competitiva em relação aos nossos parceiros europeus e mais rentável?
Susana Faria
Nos últimos tempos verificou-se uma certa preocupação com o sector dos vinhos portugueses, realizando-se até estudos de grande importância e liderados por pessoas de relevo como M. Porter. Não considera que Portugal poderia fazer muito melhor neste sector? Não poderia ser um cluster de sucesso em Portugal?
Tiago Monteiro
O que o moveu a aceitar o convite do Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. Pedro Santana Lopes, para o Ministério da Agricultura? E quais os seus objectivos?
Vera Egreja Correia Barracho
Um ano após a realidade mediatizada da devastação e quase perda total da floresta nacional, as dificuldades reais continuaram, porque não houve prevenção. Que medidas reais governamentais e locais deveriam ser colocadas em prática a curto/médio prazo? E porque não avançar na proposta de profissionalização dos bombeiros municipais de todo o país, através da formação descentralizada?