Francisco Pinto Balsemão Lembra-se de algum momento especial passado na companhia de Francisco Sá Carneiro? Quando preparámos juntos o Projecto de Lei de Imprensa quando éramos Deputados da Ala Liberal da Assembleia Nacional em 1971
Eng. Carlos Pimenta Acha que o facto do aumento do preço do petróleo pode resultar numa aposta da energia nuclear (com toda a sensibilidade que ao Ambiente diz respeito) em detrimento das energias renováveis?
Dr. Fernando Seara Qual foi a primeira coisa que pensou, quando se encontrou pela primeira vez sozinho no Gabinete enquanto Presidente da Câmara de Sintra?
Clara Ferreira Alves Há tempos li, numa revista semanária recente, um jornalista a comentar a rentrée políticas dizendo que o PSD e BE iriam substituir as mesmas por Universidade de Verão, que adjectivou com conotação "circense". Qual é a sua opinião em relação à nossa Universidade de Verão?
Dr. Carlos Costa Neves Qual foi o facto que mais o marcou quando iniciou as novas funções de Ministro da Agricultura?
Dr. Pedro Duarte Esteve perto de ser eurodeputado nas últimas eleições para o Parlamento Europeu. Como se sentiu, sabendo que por pouco não foi para Bruxelas? Considera um "prémio de consolação" a nomeação para Secretário de Estado da Juventude? Ou preferia mesmo ser hoje membro do Governo?
Profª Graça Carvalho Qual é o projecto do seu Ministério que mais a fascina, que mais vezes a põe a pensar como sendo o "seu Projecto", o mais importante para o País?
Achei Curioso
O facto de recebermos de manhã notícias quer a nível Nacional, quer a nível Internacional, nos estimula à necessidade de nos sentirmos informados e como tal de criarmos hábitos de leitura informativa diária, e não só semanal, como no meu caso acontecia.
Os "magos" da campanha quer do Maior Partido Português (PSD), quer do PS, são de nacionalidade Brasileira.
O facto de há uns dias ter ido sózinho até ao bar onde nos costumamos encontrar, ter entrado e verificado que eramos poucos, acabámos juntos a falar numa mesa e descobrimos que o País estava representadíssimo. Santarém, Olhão, Alter-do-Chão, Viseu, Portalegre, Lisboa, Santo Tirso, Gaia e Beja.
Até os empregados do Hotel pararam para ouvir as palavras do Engº Carlos Pimenta. A memória do Engº Carlos Pimenta em relação a todos os números sobre os assuntos que foram tratados não tinha limite.
Sugestões
A criação da memória da UV sob forma de um "Livro de Memórias da UV". No final de cada UV, todos os participantes escrevem o que sentiram e viveram como alunos. No futuro, em futuras UV, estas mensagens servirão de incentivo aos novos alunos, bem como de motivo de orgulho e lembrança dos que reverão as suas palavras.
Para a próxima UV, para cada tema se enunciem os principais tópicos que serão tratados, de modo a facilitar um pouco a preparação das perguntas do grupo com antecedência.
Se faça uma breve apresentação sobre o Instituto Francisco Sá Carneiro no início de cada Universidade de Verão.
Mensagem Final
Aqui vimos uma política de incentivo constante. Quem chegava a horas, escrevia melhor, era recompensado por um organismo independente (organização). Assim, a assiduidade e a participação ganhavam. Quase que posso dizer que este modelo de funcionamento da UV é o modelo ideal, e o futuro.
Todos chegaremos a casa a pensar, que pena a UV 2004 não ser de sempre, para sempre. Mas chegaremos mais felizes, realizados e melhor Social Democratas. Obrigado!