Mensagem Final
   
   
 

 

 

 

 

 

 


 
  Miguel Real Mendes
26 anos
   
Grupo Laranja
Distrito:
LisboaAM
Concelho:
Almada
Hobbie:
Leitura
Animal:
Cavalo
Comida:
Bacalhau com Natas
Música:
Cavalgada das Valquirias
Livro:
Em Nome da Rosa
Filme:
Os Culpados do Costume
Gostaria de Ser:
Um homem útil para Portugal e reconhecido pelos portugueses
     
    Intervenções
   
"Uma Radiografia de Portugal"
Assembleia - Desemprego
"A Europa precisa de uma Constituição?"
     
    Pergunta a ...
   
Eng. Carlos Pimenta
Portugal tem uma verdadeira e efectiva política energética?
Dr. Fernando Seara
O Futebol e o desporto enquanto fenómeno social e cultural, nomeadamente, em termos de mobilização das massas, pode ensinar algo à política?
 Francisco Pinto Balsemão
Na sociedade mediática actual, como deve ser o relacionamento entre a política e a comunicação social, sem desvincular os valores e objectivos que ambas preosseguem?
 Clara Ferreira Alves
Como estimular o crescimento do nível cultural, nomeadamente de hábitos de leitura, dos portugueses e dos jovens em particular?
Dr. Carlos Costa Neves
Quais as alterações e consequências para a agricultura portuguesa, do alargamento da Europa a 25?
Dr. Nuno Morais Sarmento
Nestes anos de governação, qual foi o seu maior desafio?
Dr. Pedro Duarte
Como mobilizar de forma mais significativa e efectiva, o futuro de Portugal - os jovens - para a política?
Profª Graça Carvalho
Como é que reage e como entende as manifestações dos estudantes?
     
    Achei Curioso
   
  • No minímo curioso: Quer o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, quer o Einhart Paz, produziram a seguinte afirmação: "o Dr. Durão Barroso e o Dr. Santana Lopes são complementares".
  • A localização da Universidade de Verão 2004 num local distante das grandes àreas populacionais, como lógica e exemplo da descentralização a realizar em outros assuntos governamentais.
  • A qualidade do conhecimento e informação contidos no JUV, como veículo por excelência do trabalho desenvolvido pelos formandos e das intervenções dos oradores convidados na Universidade de Verão 2004.
  • Quando temos um orador brasileiro, a língua portuguesa assume contornos e sentidos de interpretação particulares.
  • A utilização estratégica e cirúrgica do humor por parte do Gonçalo Capitão, como forma de transmissão da mensagem política e mobilização da assistência.
  • A importância do valor da pontualidade, como referência de rigor e respeito pelos outros. Um exemplo a seguir em toda a sociedade portuguesa.
  • O tempo ideal para as intervenções individuais, deveria ser de 45 minutos. No meu caso, infelizmente, não tive oportunidade de intervir, por 3 vezes, apesar de estar previamente inscrito.
  • Ao contrário de outros convidados, o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa não fugiu a nenhuma das questões colocadas.
  • A forma natural e espontânea com que todos os formandos, intervieram na simulação da Assembleia da República.
  • Os debates sobre Questões Europeias, são marcados para as manhãs de Sexta- feira na Assembleia da República. Curioso no minímo!
  • Os Partidos políticos estão a funcionar em termos semelhantes desde há 30 anos.
  •      
        Sugestões
       
  • Em futuras edições da Universidade de Verão, seja organizado numa tarde um desporto de equipa (futebol, canoagem), como forma de reforçar o espírito e trabalho em equipa.
  • Dado o enorme avanço tecnológico registado nos últimos anos, ao nível da comunicação e informação, devia constar do Programa um tema específico dedicado ao Governo Electrónico.
  • Dado a importância actual e crescente da linguagem corporal na transmissão e eficácia da mensagem política, sugiro em futuras edições a realização de uma conferência dedicada a esta temática com a respectiva aula prática de simulação.
  • Na medida em que um dos temas de maior importância para a juventude e o futuro sustentável e equilibrado da sociedade mundial é a questão Ambiental, penso que, seria adequado e correcto, com vista à sensibilização dos jovens da Universidade de Verão 2004, a utilização de papel reciclado em todo o material de apoio e estudo da nossa Universidade.
  • A simulação em futuras edições da Universidade de Verão, de um Conselho de Ministros e com a atribuição das respectivas pastas aos formandos, com vista à resolução prática e real de problemas delicados da Governação de Portugal porque os estudantes de hoje, são os líderes do amanhã.
  • Em futuras edições da Universidade de Verão, sugiro um tema dedicado à "Sociedade da Informação e do Conhecimento".
  •      
        Mensagem Final
        A formação política e humana representa um dos elementos fundamentais do desenvolvimento económico e social futuro de Portugal.
    Uma referência a todos os níveis e um exemplo a seguir por todas as Instituições Pedagógicas e Universitárias Nacionais.
         
        Ouvir Entrevista